27 julho 2011

MySQL 5.6

A evolução do MySQL continua, e a 5.6 está ai. Esta versão ainda não é recomendada para uso de produção.
Por agora já se pode ficar a conhecer algumas novidades.
Mais informação aqui.

20 julho 2011

Edição Regional do 8.º Concurso Poliempreende

Durante o ano lectivo 2010/2011 concorreu-se com o projecto académico MHLS - My Healthy Lifestyle à edição regional do 8º concurso poliempreende.

"Uma equipa de 6 alunos e 2 docentes do curso de Tecnologias de Informação e Multimédia, obteve no passado dia 20 de Julho o 1º prémio da Edição Regional do 8.º Concurso Poliempreende, garantindo assim presença no concurso nacional a decorrer em Setembro no Instituto Politécnico de Lisboa. A equipa formada pelos alunos André Vitorino, Jaime Domingues, João Bento, Miguel Marques, Tiago Largo e Tiago Lopes; e pelos docentes Ana Paula Silva e Pedro Passão, apresentou o seu plano de negócio à apreciação do Júri, constituído por representantes da Caixa Geral de Depósitos (Luísa Riscado), Pedro Agapito Seguros (Pedro Agapito), NERCAB (Conceição Carvalho) e ACICB (João Dias). O plano de negócio proposto consiste num portal dedicado a conteúdos de vida saudável, desde alimentação a atividade física, que integra a sua própria rede social, permitindo assim criar uma rede de partilha de experiências e interesses, numa área que assume, cada vez mais, um papel importante na vida das pessoas."

Elementos na Foto: Eu (Tiago Lopes), João Bento, André Vitorino, Miguel Marques, Tiago Largo e Professor Pedro Passão (falta na foto o Jaime Domingues e a Professora Ana P Silva)

Notícia na newsletter de engenharia e tecnologia na ESTCB

Notícia completa na newsletter de engenharia e tecnologia na ESTCB

Publicação em destaque no site da EST

03 julho 2011

2ª Reunião da Com. NetPonto - Coimbra - 9 JUL 2011

Agenda
09:30 - Recepção dos participantes

10:00 - Windows Azure Traffic Manager - Nuno Godinho
Dado que o negócio se encontra cada vez mais global, é importante que as nossas aplicações também sejam capazes de o ser. Através da utilização do Cloud Computing, e nomeadamente do Windows Azure, conseguimos disponibilizar as nossas soluções num ambiente muito mais global e disponível. No entanto, é importante manter em atenção questões como, por exemplo, o tempo que demoramos a servir cada pedido. Colocando uma solução num Data Center na Europa torna-a efectivamente global, pois está acessível de qualquer lugar via internet, mas os tempos de resposta para cada utilizar vão diferir, e essa nem sempre é uma situação que seja interessante para os objectivos do negócio.

Nesta sessão iremos olhar para um novo serviço disponibilizado pelo Windows Azure chamado Traffic Manager que permite tornar as soluções globais sem perder qualidade de tempo de resposta, uma vez que poderemos disponibilizar a mesma solução em diversos Data Centers ao nível mundial e posteriormente definir a forma como o balanceamento irá funcionar, permitindo assim ter, sem dúvida, uma solução global e acessível rapidamente.

11:30 - Coffee-break

12:00 - Criação de Visual Studio Templates Personalizados - Ricardo Alves
O Visual Studio já vem com um vasto conjunto de tipos de items e projectos para usarmos nas nossas soluções. No entanto, em alguns casos, se conseguíssemos criar os nossos próprios items/projectos com algum conteúdo por omissão conseguíamos poupar tempo e possíveis erros no processo de "copy & paste".

Nesta apresentação o Ricardo irá mostrar-nos como usar os Templates de Visual Studio para criar novos tipos de Items e Projectos. Vamos desde a mais simples abordagem para criar os nossos próprios Items/Projectos até ao ponto em que criamos wizards para recolha de informação directamente ao utilizador e instaladores para fazer o versionamento dos templates.

13:30 - Painel de Discussão

Nota: Ao final da reunião, normalmente escolhemos um restaurante próximo e fazemos um almoço em grupo para continuar o convívio e aproximar as pessoas. A participação é opcional.

Registo / Inscrição
Para participar, basta efectuar a inscrição através do site http://netponto-coimbra-julho-2011.eventbrite.com/.
A entrada é gratuita.

Local
HIS - e-Health Innovation Systems
Edifício Infanta D. Maria
Rua Infanta D. Maria, N24
3030-384 Coimbra
Coordenadas GPS: 40.206764, -8.411307

02 julho 2011

1º Evento da Comunidade HTML5 PT - 7 JUL 2011


O Primeiro Evento da Comunidade HTML5 PT está agendado para o dia 7 de Julho no auditório da Microsoft às 19 horas.

Confirma a tua presença em http://html5pt.eventbrite.com/.

Para além de ser o ponto de encontro ideal para trocar experiências e ideias com outros developers e empresas ligadas ao HTML5, tens também acesso livre a duas talks às quais não deves faltar.

Talks do Evento

Título: Aplicações Offline
Descrição: A capacidade de aplicações web poderem ser corridas offline é uma das principais funcionalidades disponíveis na nova especificação HTML5. Esta apresentação foca-se em como fazer uma aplicação offline usando: application cache, local storage e webSQL (agora deprecated). Ao longo da apresentação será construída uma aplicação móvel que pode correr em múltiplos ambientes.

Título: Novas APi’s no HTML5
Descrição: A nova versão do HTML5 introduz um conjunto de novas API’s que até agora estavam apenas disponíveis através de plugins. Nesta sessão será feita uma introdução e veremos demonstrações das API’s WebSockets, File e Media capture conforme a especificação do W3C.

Local do Evento
Edifício Qualidade, C1 – C2
Av. Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva
Tagus Park
2744-010 Porto Salvo

Sabe mais aqui.